O marketing de conteúdo sabe que é uma técnica de marketing com base na criação, publicação e partilha de conteúdo de interesse no potencial cliente.
Se estás a perguntar-te sobre os principais requisitos para implementar uma estratégia de conteúdo válida, observa estes dois:
- Definir bem o potencial cliente que queres abordar.
- Divulgar o conhecimento que queres transmitir ao teu público-alvo em diferentes formatos: artigos de blog, guias para download, ebooks, tutoriais em vídeo, podcasts, infográficos, etc.
Graças a esta técnica de marketing poderás trabalhar todo o ciclo de compra do teu público-alvo. Ou seja, o processo pelo qual uma pessoa passa desde o momento em que percebe que tem uma necessidade até decidir comprar um produto/serviço para resolvê-la.
Nesse processo é fundamental despertar o interesse com a informação perfeita no momento ideal. Portanto, precisas de conteúdos diferenciados para responder às dúvidas da teu público-alvo em qualquer uma das suas fases do ciclo de compra.
Precisas de exemplos? Vê alguns que se aplicam ás diferentes fases:
- Com o teu blog, podes ajudar o teu público-alvo a informar-te e a formar uma opinião sobre determinado assunto.
- Com os teus e-books, podes oferecer informações comparativas de diferentes soluções para o teu problema ou necessidade.
- Na página de preços ou serviços podes mostrar porque és a melhor opção.
- Através de vídeos com feedbacks dee clientes, podes transmitir o quão positivas foram as experiências de outros clientes com o produto/serviço.
Lembra-te sempre que o conteúdo terá que responder às necessidades e problemas do teu cliente ideal, só assim poderá construir uma estratégia de sucesso.
Quais são as vantagens do marketing de conteúdo?
Reduzir o custo de aquisição de clientes, tornar a tua marca mais relevante ou aumentar o valor da vida útil são apenas alguns dos benefícios de quem utiliza marketing de conteúdo. Além disso, a implementação bem-sucedida de uma estratégia de marketing de conteúdo oferece vantagens como as quatro seguintes:
- Aumentar a notoriedade e o reconhecimento da tua marca. O teu conteúdo está a consolidar a tua marca como uma autoridade no assunto. Tornas-te uma referência no setor e isso faz com que a tua marca seja familiar a potenciais clientes. Ao decidir comprar um produto ou contratar um serviço, é mais provável que recorram aos que conhecem melhor.
- Aumentar o tráfego orgânico para o teu site/blog. É algo que consegues quando o valor do conteúdo do teu público é reconhecido pelo Google, o que o coloca na primeira página dos resultados de pesquisa.
- Aumentar o envolvimento com o teu público e ajudar a educar os teus visitantes. Os teus artigos levam os utilizadores a visitar o teu site/blog com mais frequência. Conforme os educas com o teu conteúdo, ganhas proximidade com eles. No final, tornam-se defensores da tua marca.
- Aumentar a tua base de dados e a tua conversão. Conteúdo de qualidade atrai visitantes que te darão os seus dados em troca de poder fazer download de ebooks, infográficos ou outros conteúdos. Desta forma, conforme o teu tráfego cresce, o número de conversões também aumenta, fazendo com que também ganhes leads para a tua base de dados.
Por que deves investir em marketing de conteúdo?
Provavelmente já ouviste falar ou leste sobre marketing de conteúdo mais do que uma vez. Nos últimos anos esta técnica tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos porque cumpre uma série de condições que o Google gosta:
- Conteúdo novo devido à constante renovação de artigos no blog.
- Informações relevantes para o utilizador, partilhadas nas redes sociais.
- O utilizador é o centro e o texto é orientado para a compreensão de um tópico, não para a colocação de palavras-chave.
Isso não significa que, ao lançar uma campanha de marketing de conteúdo, terás que esquecer de trabalhar as técnicas SEO. Na verdade, existe uma relação muito próxima entre uma coisa e outra porque o marketing de conteúdo permite que direciones muitas palavras-chave diferentes e isso traduz-se num aumento nas possibilidades de aparecer nos resultados da pesquisa.
O que ter em mente antes de começar?
O primeiro passo é preparar um bom plano de conteúdo e agendar com antecedência o conteúdo que vais disponibilizar no dia a dia. Isto ajudará a planear a longo prazo, ter uma perspetiva e visibilidade maiores e ser capaz de diferenciar públicos para criar conteúdo específico para o teu público-alvo.
A chave do sucesso é entregar o conteúdo certo na hora certa. Ou seja, ofereça ao teu potencial cliente as informações que ele precisa de acordo com a fase do processo de compra em que se encontra. Além disso, lembra-te de fazê-lo com o formato mais adequado, pois não só a qualidade da informação é importante, mas também a sua apresentação.
Além disso, pode ser uma ferramenta útil para conhecer melhor o teu cliente. Nunca percas esta oportunidade!
Estes são alguns tipos de conteúdo que podes usar na tua estratégia de marketing de conteúdo:
- Imagens
- Infográficos
- Vídeos
- Guias/tutoriais
- Revistas
- E-books
- Apresentações
- Formulários
- Jogos
- Webinars
Recomendo que aproveites cada um deles sem perder de vista os objetivos da campanha além de fazer uma auditoria de conteúdo.
Agora que sabes o que é marketing de conteúdo e quais são os teus resultados, que tal começar a tirar proveito dele?