Uma auditoria de conteúdo consiste na análise e posterior correção dos erros detetados num website ou blog, assim como na implementação das melhorias necessárias para otimizar os seus diferentes conteúdos.
Conseguiremos assim um melhor posicionamento, maior tráfego e mais conversões e, portanto, um aumento da rentabilidade.
Usabilidade, otimização e segurança: os três grandes aspetos da auditoria de conteúdo.
Para ser útil e confiável, uma auditoria de conteúdo deve analisar três aspetos básicos do nosso site ou blog:
- Usabilidade
- Otimização
- Segurança
Desta forma, saberemos de forma objetiva e precisa qual é o estado de saúde do nosso site, tendo informações essenciais para melhorar o posicionamento nas entradas do Google e de outros motores de busca, obter mais tráfego, aumentar a percentagem de conversão de visitas em leads e clientes reais, ou ganhar prestígio e autoridade, entre outras vantagens.
-
A análise de usabilidade
A usabilidade é a facilidade e conforto com que os utilizadores navegam no nosso site. A este respeito, uma auditoria é essencial para detetarmos conteúdos obsoletos, com erros ortográficos e gramaticais, conteúdo de diferentes etapas do funil de vendas que possam estar desenquadrados, entre outros erros comuns que te fazem perder clientes e vendas.
Em conjunto, a correção destes erros pode melhorar muito a usabilidade do utilizador, melhorando também a sua experiência e garantindo que os visitantes do teu site voltem e fiquem leais aos teus conteúdos.
-
Otimização da página
Um segundo aspeto fundamental numa auditoria de conteúdo é analisar todos aqueles aspetos (que são muitos e variáveis) que influenciam o algoritmo do Google e que acabarão por determinar a nossa posição no SERP após as pesquisas do utilizador:
- Estrutura de URLs.
- Qualidade de conteúdo.
- Estratégia de palavra-chave ou frases-chave.
- Arquitetura do site.
- Número e qualidade dos links internos e externos.
- Planeamento da presença em redes sociais e plataformas profissionais.
- Etc.
O procedimento para realizar uma auditoria de conteúdo dependerá das nossas necessidades e do nível de análise e melhorias que desejamos implementar.
Uma possibilidade é recorrer a uma consultoria ou empresa especializada em auditoria de conteúdo, mas também podemos realizar a análise do nosso site utilizando comandos e ferramentas gratuitas ou de baixíssimo custo:
- Através do comando “seudomínio” podemos verificar se o número de páginas indexadas no Google corresponde ao número de páginas e registos que temos no nosso site ou blog. Dessa forma, evitaremos problemas de indexação, um problema muito comum.
- Para verificar o cache da nossa página devemos usar o comando “cache” na frente da nossa URL. Este problema é essencial para o SEO, pois garantimos que os robôs do Google passem por todos os links na nossa página com a frequência necessária.
- Para verificar se o nosso site possui conteúdo duplicado, podemos usar programas de deteção de plágio, fator que, além de reduzir a qualidade e o interesse na nossa página, é cada vez mais penalizado pelo Google.
- Com as Ferramentas do Google para webmasters, podes analisar e otimizar os títulos e meta descrições das tuas publicações.
- A ferramenta Screaming Frog ajuda a detetar facilmente links que já não funcionam na tua página.
Se estiveres interessado em melhorar o posicionamento orgânico do teu site no Google, começa por analisar o teu site como se fosse um dos potenciais cliente e se precisares contrata uma auditoria com uma agência de marketing de conteúdo especializada.